Imagem da Internet |
Se há um tempo atrás nossos avós, no calor da sua juventude visse um drone sobrevoando o céu, certamente pensaria que era um OVNI, ou alguém os espionando, e ficariam assustados. Hoje, as pessoas até acenam e se divertem com esses pequenos objetos voadores. Como toda tecnologia evolui com o tempo, chegaria certamente a vez desses "pequenos robôs", "mine helicoptéros", "pequenas naves não tripuladas", entrarem em ação e cada vez mais atrair a atenção e curiosidade das pessoas, não apenas em ver, mas em manipular ou usar como objeto útil em suas atividades.
Segundo a Canaltech, o " Drone é um veículo aéreo não tripulado e controlado remotamente que pode realizar inúmeras tarefas utilizados tanto em guerras quanto para entregar uma pizza..." e está cada vez mais sendo utilizado pelas pessoas, hoje encontra-se no mercado drones de vários preços, e o interessante é que não se precisa de uma licença para comprar, qualquer pessoa pode adquirir seu próprio quadricóptero.
E o que isso tem haver com educação?
A utilidade desses zangões (drone, em inglês), para a educação está ligada, justamente, na sua inúmeras habilidades, que não é, monitorar as crianças no recreio. Mas, como uma ferramente para o ensino, como na captura de imagens deslumbrantes e até impossíveis de ser captadas, por uma pessoa, úteis nas aulas de história ou ciências, como mostram os vídeos abaixo:
1. Imagem da cidade abandonada de Pripyat, após tragédia de Chernobyl:
2. Boca do Vulcão Yasur, nas ilhas de Vanautu em erupção:
Os drones também como ferramenta de aprendizagem podem melhorar a capacidade criativa e cognitiva dos alunos, inclusive em aulas de robóticas e engenharia, onde as crianças aprendem não apenas a manusear como se envolvem com a montagem e testes de primeiros voos aplicando conhecimentos em programação e softwares livres. Incutindo um nova perspectiva e infinitas possibilidades de uso dos drones, não apenas monitoramento ou captura de imagens.
Um exemplo dessa parceria drone e educação, além de conscientização ambiental e social, está na iniciativa da Escola Municipal Arinor Vongelsanger, de Joinville, em que numa aula de história, os alunos criaram um drone com material reciclável, e deu muito certo. Provando que com criatividade e dedicação, cada vez mais ferramentas tecnológicas são úteis e atrativas para a educação.
Foto: Salmo Duarte |