Vivemos num mundo tecnológico, e cada vez mais cedo as pessoas são inseridas neste ambiente, crianças de 3-4 anos já sabem mexer num celular ou tablet. E assim, a tecnologia está tomando conta de vários ambientes profissionais, familiares e principalmente educacionais.
A utilização de tecnologia na educação, é bastante discutida, por pedagogos, professores e pesquisadores, questionando se é benéfico ou não. O fato é, não tem como fugir dessa inserção tecnológica, ou onda tecnológica, que como tal, não se pode segurar.
Não se pode fingir que esta tendência, pode ficar a margem da educação, pois cada vez mais a evolução atrai o uso de fomentos tecnológicos, seja no uso de aparelho, nas pesquisas, nas ferramentas utilizadas. Querendo ou não a tecnologia e a educação vão andar juntas.
O principal receio dos educadores, principalmente os mais tradicionais, é que o uso da tecnologia, em sala de aula, pode afetar no desenvolvimento da criança, principalmente no que diz respeito à concentração ou pior, substituir o trabalho e a importância do professor em sala de aula. Porém, de acordo com Idoeta, no artigo "Dez tendências da tecnologia na educação", a tecnologia vêm agregar valor ao trabalho do professor e otimizar o desempenho em sala de aula.
Já podemos perceber o quão importante é o uso da tecnologia na educação, a utilização de aparelhos eletrônicos como tablets, smartphones e notebooks, contribuem bastante para tornar as aulas mais atraentes e inovadoras, além de estimular a aprendizagem, resultando em novas formas de ensinar e aprender.
A educação digital propõe aos participantes dessa conjuntura criar, elaborar, informar, compartilhar, ensinar e aprender, de diferentes maneiras e em diferentes plataformas. O que se espera é que a tecnologia contribua de forma significativa para o desenvolvimento da aprendizagem.
Xoxo,
Me
Realmente a tecnologia é uma realidade difícil de se escapar, por isso os professores e as escolas devem se capacitar para aprender a manuseá-la da forma correta, para que o ensino possa avançar e não trazer mais problemas.
ResponderExcluir