segunda-feira, 12 de dezembro de 2016

A arte de Bloggear...






                                                              Hallman; Bonilla.



O universo do blog é composto de invenções e reinvenções, torna-se um arte colaborativa onde se pode vivenciar experiências, contar anedotas, construir conhecimentos, interagir e disseminar conteúdos.

Para alguns blog é mais que um simples ferramenta, mais um estilo de vida. Viver de blog, dá dinheiro?! Oh se dá... De acordo com a Revista Exame, o ano de 2015 foi o ano das blogueiras! E a indústria comercial já se apoderou dessa onda e percebeu que é um veículo muito atrativo e visualizado na web. Segundo o artigo, o Brasil também é o 4º com maior número de blogs, perdendo apenas para USA, Reino Unido e Japão. 



Dos mais tipos e variados blogs que existem,  os assuntos que mais geram conteúdos são blogs sobre modas e tecnologia. Para além da educação, gostaria de destacar blogs sobre moda, ou fashion blogs,  que atiçam a curiosidades de garotas, ensinam sobre como se vestir, e traz tendências, sempre atualizadas sobre moda, e grifes! A revista Vogue destaca, a 20 blogueiras de modas mais influentes de 2016, e dentre elas está a brasileira Helena Bordon. (Vale a pena dar uma olhada no Blog dela!)


O blog como espaço de autoria e construção de conhecimento dá infinitas possibilidades aos amantes da escrita, da tendência, dos espaços coletivos e colaborativos!!!

O blog Viver de Blog, ensina aos novos navegantes a aprender a pilotar essa nave, além de trazer ótimas dicas para otimizar seu blog. 

Fica a dica 😜!

Xoxo

Me

segunda-feira, 5 de dezembro de 2016

O que é Literatura de Cordel?

                                                                                                        Imagem do Google
 Sobre cordel
Aline Prado


Hoje eu quero falar
De uma arte interessante.
Ela se chama cordel
E é muito empolgante!

No começo é difícil,
ter palavras pra rimar
começando com uma ideia
o difícil é parar!

Mas é uma poesia
Bem bonita para ler
Cantando e também rimando 
É gostoso de aprender

Uma literatura do povo
que fala de tradição
bem comum aqui no nordeste
lá pras bandas do sertão!

Com certeza você já
deve ter ouvido falar
mas se não ouviu ainda
te ajudo a pesquisar.


Oi gente 😊!
Estava pesquisando sobre cordel e não me contive em brincar um pouquinho, escrevendo meu primeiro cordel aí em cima!

Literatura de cordel é um poesia popular, normalmente impressa em livretos, e e ficavam expostas amarradas em cordão (por isso o nome), para quem tivesse o interesse de ler.

No cordel se fala de vários temas, podem ser histórias, anedotas, contos, ideologias, não tem restrição. Mas tem que tomar cuidado com a sua forma, pois é exigido na sua construção uma métrica (quadra, sextilha, septilha, décima), oração e rima.

Para entender mais sobre cordel, lendo um próprio cordel, indico "O CORDEL DO CORDEL" de  Merlânio Maia, cordelista e poeta paraibano.

Quem preferir também tem o vídeo, falando sobre Literatura de cordel, do cordelista também paraibano, Francisco Diniz.


Xoxo,

Me.



segunda-feira, 28 de novembro de 2016

Educação e Tecnologia - Têndencias, medos e anseios

Vivemos num mundo tecnológico, e cada vez mais cedo as pessoas são inseridas neste ambiente, crianças de 3-4 anos já sabem mexer num celular ou tablet. E assim, a tecnologia está tomando conta de vários ambientes profissionais, familiares e principalmente educacionais.

A utilização de tecnologia na educação, é bastante discutida, por pedagogos, professores e pesquisadores, questionando se é benéfico ou não. O fato é, não tem como fugir dessa inserção tecnológica, ou onda tecnológica, que como tal, não se pode segurar.

Não se pode fingir que esta tendência, pode ficar a margem da educação, pois cada vez mais a evolução atrai o uso de fomentos tecnológicos, seja no uso de aparelho, nas pesquisas, nas ferramentas utilizadas. Querendo ou não a tecnologia e a educação vão andar juntas.

O principal receio dos educadores, principalmente os mais tradicionais, é que o uso da tecnologia, em sala de aula, pode afetar no desenvolvimento da criança, principalmente no que diz respeito à concentração ou pior, substituir o trabalho e a importância do professor em sala de aula. Porém, de acordo com Idoeta, no artigo "Dez tendências da tecnologia na educação", a tecnologia vêm agregar valor ao trabalho do professor e otimizar o desempenho em sala de aula.

Já podemos perceber o quão importante é o uso da tecnologia na educação, a utilização de aparelhos eletrônicos como tablets, smartphones e notebooks, contribuem bastante para tornar as aulas mais atraentes e inovadoras, além de estimular a aprendizagem, resultando em novas formas de ensinar e aprender.

A educação digital propõe aos participantes dessa conjuntura criar, elaborar, informar, compartilhar, ensinar e aprender, de diferentes maneiras e em diferentes plataformas. O que se espera é que a tecnologia contribua de forma significativa para o desenvolvimento da aprendizagem.


Xoxo,

Me

                                                                                                                                                                    Imagem do Google


Retomando velhos hábitos...



Se passaram quase 6 anos,  estou retomando o blog!! Confesso que com o tempo os pensamentos ficaram guardados em minha mente, porém não ressequidos dentro de mim...
A tecnologia muda tão rápido e de hora em hora, coisas novas vão aparecendo.
Creia...quando comecei esse blog, estava bombando o extinto Yorkut!😆

Enfim, estou voltando a escrever, não por necessidade, um pouco por obrigação, mas com a esperança de que este hábito progrida tanto para mim, como para você caros colegas!

Fato de que amadureci de uns anos para cá, e falarei sobre educação e tecnologias contemporâneas, experiências e aventuras. E por que não? Muitos desabafos!

Xoxo,

Me.

                                                                                                                                                                   Imagem do Google